30-5-2008: COMUNICADO SOBRE GREVE DOS PESCADORES E GREVE DO LEITE

AJADP SOLIDÁRIA COM PESCADORES E AGRICULTORES EM GREVE

A AJADP, Associação de Jovens Agricultores do Distrito do Porto, deseja manifestar a sua solidariedade com os pescadores que iniciaram hoje uma greve por causa do preço dos combustíveis. Nós, agricultores, sabemos e sofremos na pele os mesmos aumentos: estamos a pagar hoje o gasóleo agrícola mais caro do que se pagava o gasóleo normal um ano atrás. Sofremos também aumentos enormes nas rações para animais e nos adubos para a terra.
Estamos também solidários com os colegas agricultores que iniciaram a “greve do leite” na Alemanha, Áustria, Holanda, Bélgica e Suíça, exigindo um preço que compense os aumentos dos custos de produção.
Em Portugal continental, os produtores de leite tem de enfrentar a ameaça do país ser invadido por leite excedentário da União Europeia, ao mesmo tempo que são discriminados com uma proposta do governo que atribui à região dos Açores a grande fatia do aumento da quota leiteira concedida por Bruxelas para a presente campanha.
Face a estas dificuldades e injustiças, a AJADP vai iniciar hoje uma jornada de reflexão de modo a decidir a posição a tomar e ponderar iniciativas a desenvolver, de modo a que a nossa opinião seja ouvida por quem tinha obrigação de estar solidário com agricultores e pescadores.

Vairão, 30 de Maio de 2008
A Direcção da AJADP