GOVERNO ESTÁ A COLHER O QUE SEMEOU, MAS OS PRODUTORES DE LEITE É QUE PAGAM!

A AJADP apresentou ao Governo, de viva voz, as preocupações dos seus associados e de produtores de Leite do todo o país com os quais mantém contactos permanentes. O diagnóstico e as soluções apresentadas reafirmaram as posições que a Associação tornou públicas ao longo dos últimos meses e estão em sintonia com as posições das restantes organizações representativas do sector.
O extenso rol de medidas que sugerimos a nível nacional e europeu podem sintetizar-se em três pontos: 1) Ajuda financeira de emergência aos produtores; 2) intervenção no mercado, junto da distribuição, para garantir o escoamento da produção nacional a preço justo, que cubra os custos de produção; 3) Posição firme na União Europeia pela continuação das quotas leiteiras e pela sua regulação flexível de acordo com as necessidades do mercado Europeu.
Aceitamos reunir com o Governo na convicção de que daríamos o nosso contributo num amplo debate com a presença de todas as organizações do sector; Lamentamos que tal não tenha acontecido e consideramos que o Ministro da Agricultura, com as suas declarações, atitudes e omissões foi responsável por este resultado.
Se o Ministro da Agricultura continuar passivo perante a gravidade da situação em que se encontram os produtores de leite, terá se ser também responsabilizado pela contestação que vai continuar na rua, cada vez com mais força e indignação.
Vairão, 27 de Agosto de 2009
A Direcção da AJADP