7 Dezembro - 2009 - Pagamento das ajudas "RPU" já começou, mas quando estará concluído?

No passado dia 2 de Dezembro, O IFAP, Instituto de Financiamento da Agricultura e pescas, efectuou o pagamento de ajudas do RPU – Regime de Pagamento Único relativas ao ano de 2009. Não foi a antecipação prometida para Outubro, mas “mais vale tarde do que nunca”.
Contudo, há muitos agricultores que nada receberam, provavelmente porque foram sorteados para o “controlo” que ainda não foi efectuado ou registado. Dizemos “provavelmente”, porque não foram informados, nem tem sido possível ligar para o IFAP, talvez porque serão muitos a tentar obter justificação para a ausência de pagamento.
Por uma questão de justiça, o Estado que nos cobra juros ao menor atraso no pagamento de impostos não pode continuar a atrasar um ano o pagamento dos compromissos assumidos. Além de justo, esse pagamento é urgente para muitas explorações agrícolas que ainda não receberam qualquer ajuda num ano particularmente difícil. No caso dos produtores de leite, as poucas ajudas anunciadas apenas serão pagas em 2010. Por isso, consideramos muito importante que todos os agricultores recebam aquilo a que têm direito o mais rápido possível. Nesse sentido, a AJADP vai desenvolver contactos para que esta injustiça acabe rapidamente.
Por outro lado, vamos desenvolver outras iniciativas para ultrapassar a crise na produção de leite, porque o aumento do preço à produção, muito ligeiro, ainda não é suficiente para cobrir os custos de produção. Cada vez é mais evidente a necessidade de regulação do mercado, mantendo as quotas leiteiras e aumentando a vigilância na relação entre produtores, indústria e distribuição.
Vairão, 7 de Dezembro de 2009
A Direcção da AJADP