13.06.2011: COMUNICADO SOBRE O PAPEL DOS JOVENS NO FUTURO DA AGRICULTURA:

1. A AJADP, Associação dos Jovens Agricultores do Distrito do Porto, saúda o apelo do Senhor Presidente da República para que Portugal apoie a agricultura e a instalação de jovens agricultores e espera que esse apelo tenha resposta efectiva dos governantes na análise célere dos projectos de instalação e no pagamento atempado dos compromissos assumidos, não esquecendo também os jovens agricultores já instalados que precisam de investir para melhorar as suas explorações agrícolas.
2. Os jovens agricultores esperam que este e outros apelos ao consumo de produtos agrícolas portugueses tenham resposta efectiva da parte das grandes superfícies comerciais, que promovem eventos de “apoio à produção nacional” ou inundam a comunicação social com anúncios do “melhor de Portugal” mas, por exemplo, continuam a importar leite para as suas marcas brancas e a pressionar os fornecedores portugueses para obter descontos pelo que não ainda se registou qualquer aumento aos produtores, que perdem dinheiro todos os dias, com preço do leite abaixo da média comunitária há cerca de um ano e custos elevados com rações, combustíveis, adubos e outros factores de produção. Não é possível valorizar a agricultura portuguesa sem valorizar os seus produtos num preço justo, que compense os custos de produção e remunere o trabalho dos agricultores.
3. Este apelo do Senhor Presidente da República é também um desafio para uma maior participação dos jovens nas organizações agrícolas, não apenas nas associações juvenis do sector mas também nas cooperativas e associações de agricultores, o que exige da parte dos mais velhos abertura para renovar e ceder o lugar para inserir jovens nas estruturas dirigentes. Não bastam palavras de circunstância, é preciso dar voz e vez aos jovens agricultores para que possam construir o futuro.

13 de Junho de 2011
A Direcção da AJADP